A entrada em vigor do regulamento europeu sobre o licenciamento dos Controladores de Tráfego Aéreo inclui matéria relativa à certificação médica. Neste cenário a APCTA tomou a iniciativa de entrar em contacto com o Centro de Medicina Aeronáutica da UCS e a Direcção de Certificação Médica da Autoridade Nacional de Aviação Civil com o objectivo de obter apoio na elaboração de material de orientação para Controladores de Tráfego Aéreo portugueses,  nomeadamente no que diz respeito à utilização de medicamentos.

Esta colaboração resultou num documento que aborda o tema em 3 vertentes: as questões que cada um deve fazer antes de tomar um medicamento, dicas sobre o impacto dos medicamentos no desempenho operacional e conselhos específicos sobre alguns grupos de medicamentos de uso comum.

Na posse deste material a APCTA estabeleceu uma campanha de divulgação que passa pela criação desta página, onde é possível encontrar o documento, e pela distribuição de um panfleto, com alguma informação parcial e de um mini-cartão. Todas estas plataformas incluem também os contactos do Centro de Medicina Aeronáutica de Lisboa e dos Examinadores Médicos de Faro, Funchal, Ponta Delgada e Porto permitindo o acesso aos profissionais que nos poderão esclarecer sobre quaisquer dúvidas relativamente a esta matéria.