Outras Actividades e Interesses


 

Neste contexto falamos de actividades que correspondem à ocupação do tempo e que nos conferem estrutura e significado ao nosso quotidiano, ajudando-nos a criar alguma normalidade no contexto pandémico.

Um elemento essencial para o nosso bem-estar é assegurarmos que detemos um foco pessoal como parte do quotidiano. Aliás, um horário de actividades pré-definido não só ajuda a estruturar o quotidiano como pode ajudar a manter o bem-estar. A incapacidade em manter um foco neste género de actividades poderá ter um impacto negativo no indivíduo. Entre os sinais a estar atento incluem-se a falta de entusiasmo, a pouca energia, a falta de autoconfiança, a desmotivação, a baixa autoestima, o afastamento social e até o recurso excessivo a redes sociais electrónicas. Existem algumas medidas simples que quando mantidas com regularidade poderão ter efeitos benéficos:

  • Criar uma rotina diária e manter algum controlo do horário;
  • Manter um registo diário dos aspectos positivos e negativos do dia (reacções, reflexões, soluções encontradas, etc);
  • Marcar e realizar actividades gratificantes;
  • Estabelecer pequenos objectivos de aprendizagem para que seja possível acompanhar o progresso;
  • Limitar o consumo diário de notícias provenientes de fontes fidedignas e em horários fixos;
  • Fazer algo útil e positivo pelos outros e agradeça o que os outros façam por si.

 

PÃO: durante o estado de emergência várias famílias aventuraram-se a fazer pão em casa. Uma entre muitas actividades que pode realizar individualmente ou na companhia de familiares, partilhando resultados e acompanhando a evolução desse novo skill.