Mitigação dos Efeitos


 

Será positivo considerarmos os factores que melhoram o nosso bem-estar. Quanto mais tempo e energia investirmos em comportamentos relacionados com cada um desses factores, mais efectiva e significativa será essa melhoria. E quanto mais reforçarmos o nosso bem-estar geral mais resilientes nos tornaremos.

Stress: como fazer uma correcta gestão?

Por definição este conceito refere-se a uma manifestação física e psicológica que ocorre quando as exigências da situação excedem a nossa capacidade para dar uma resposta adequada. Manter o stress a um nível aceitável é um elemento essencial para a manutenção do bem-estar pessoal. A incapacidade de fazer esta gestão poderá ter efeitos negativos a curto prazo.

Os sinais a que devemos estar atentos vão desde manifestações físicas como tensão muscular, actividade cardíaca acelerada, dores de cabeça; manifestações comportamentais como mudanças de humor, falta de paciência, frustração, indecisão, falta de concentração e irritabilidade; e manifestações na socialização com os outros, ser autoritário, ser ríspido no trato ou mesmo agressivo

Então, o que fazer para melhorar a resposta ao stress?

Existem algumas estratégias que podem melhorar a resposta a situações de elevado stress como: aprender técnicas de respiração controlada; manter uma rede social forte e activa; pensar de forma positiva; desenvolver actividades relaxantes; praticar exercício de forma regular; identificar as situações stressantes e tentar avaliá-las de outra perspectiva; racionalizar pensamentos negativos e ameaçadores procurando factos e argumentos que os contestem.