Covid 19: Rotinas e Hábitos do Dia a Dia


 

O nosso bem-estar (geral) influencia a natureza e qualidade das relações com os outros (família, amigos, colegas e restante comunidade). Por seu turno, esses efeitos também se fazem sentir ao nível do desempenho, por exemplo, no processo de tomada de decisão, na capacidade de concentração e na percepção. Enquanto profissionais do sector aeronáutico há que ter em atenção estas questões e os seus possíveis impactos na segurança.

A aviação é um sector altamente regulado e consequentemente dos mais seguros. A actual pandemia coloca uma das maiores ameaças que alguma vez atingiram o sector. Esta ameaça não está apenas relacionada com o local de trabalho, está em todo o lado e em tudo o que fazemos e é um assunto incontornável. Por esse motivo poderá tornar-se também uma fonte de stress. O SARS-CoV-2 é um vírus biológico com um elevado impacto no quotidiano, nos hábitos e rotinas diárias e, por ser um assunto recorrente, poderá também ter um efeito de contágio psicológico

MEIOS DE PROTECÇÃO: Máscaras, álcool gel e luvas tornaram-se objectos do quotidiano.

A pandemia está a ter consequências significativas nos indivíduos, com impacto na noção de sociedade e no sentimento de comunidade. Os horários reduzidos, turnos segregados e a diminuição do volume de trabalho podem afectar o nosso sentido de propósito. Também as reduções nas remunerações poderão perturbar a percepção de segurança financeira e ter impactos significativos na nossa vida.

Quem continua a trabalhar está a fazê-lo em circunstâncias consideravelmente diferentes das habituais.

As actuais restrições de distanciamento físico e alterações laborais poderão ter um impacto nos três pilares da nossa saúde, bem como no nosso bem-estar social. 

Assim, a promoção do nosso bem-estar assume um papel preponderante na construção de resiliência que nos irá permitir uma adaptação mais positiva a este ambiente pouco familiar.

DISTANCIAMENTO FÍSICO: a prática para impedir a propagação do vírus tornou-se comum tanto no trabalho como nas restantes actividades do dia-a-dia.