Actividade Física e Desporto


 

RUNNING: uma das actividades com mais praticantes nos últimos anos. Caminhada, ciclismo, futebol, golf, padel, mergulho, ténis e trail também são actividades populares entre os nossos associados com destaque para o padel.

Actividade física inclui todo o movimento corporal onde se gaste energia, como por exemplo, andar, dançar, fazer jardinagem, correr, nadar, pedalar, treino muscular entre outros. Praticar actividade física diariamente é um elemento essencial ao bem-estar do indivíduo.

Aos adultos entre os 18 e os 64 anos é recomendável a prática de pelo menos 150 minutos semanais de actividade física cardiovascular moderada ou 75 minutos de actividade de intensidade elevada. A combinação entre a duração e a intensidade deverá ter em consideração a idade e a condição física do praticante bem como o respectivo histórico de saúde. É aconselhável consultar um médico antes de iniciar um novo programa de treino.

A actividade física estimula a libertação de endorfinas, uma das hormonas responsáveis por melhorar o humor, prevenindo estados anímicos menos benéficos para o bem-estar. O exercício físico tem também um impacto positivo na qualidade do sono e na própria dieta uma vez que reduz o desejo por alimentos mais calóricos, gordurosos ou açucarados.

 

O sedentarismo, por oposição, tende a contribuir para estados de desânimo e ansiedade.

Considerando as restrições impostas pelo combate à COVID-19 e respectivos efeitos nas pessoas e na sociedade, a prática regular e moderada de exercício físico assume um papel ainda mais preponderante no reforço do bem-estar dos praticantes.

Entre os conselhos para uma maior eficácia na prática de exercício incluem-se: a busca pela actividade que mais prazer nos dá praticar, a criação de um horário fixo para a actividade; e, sempre que possível, dar preferência a actividades ao ar livre.